SOBRE O GRUPO DISCUTA:

O Grupo Discuta  (grupo de pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais) foi fundado em 2001 pelo prof. Dr. Nelson Barros da Costa, da Universidade Federal do Ceará,  com o objetivo de estudar os discursos do âmbito da cultura em geral na perspectiva da Análise do Discurso. Desde 2004, porém, passou a se especializar exclusivamente na análise do discurso da Música Popular Brasileira (discurso literomusical brasileiro).  Sempre atuando no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, tem em seu histórico dezessete dissertações de mestrado e três teses de doutorado defendidas analisando a produção de diversos artistas da Música Popular Brasileira como Adriana Calcanhotto, Antônio Nóbrega, Belchior, Caetano Veloso, Chico Buarque, Chico César, Chico Science, Dominguinhos, Ednardo, Fagner, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Lenine, Noel Rosa, Tom Jobim, Tom Zé, dentre outros.

Em 2007, o grupo lançou, sob a organização do líder do grupo, o livro “O Charme dessa Nação – música popular, discurso e sociedade brasileira”. Trata-se de coletânea de artigos sobre a Música Popular Brasileira escritos pelo organizador, por membros do grupo e por pesquisadores convidados de diversas universidades do Brasil e dos EUA, quais sejam: Charles Perrone (University of Florida), Christopher Dunn (Tulane University), Cláudia Neiva de Matos (Universidade Federal Fluminense), Deline Assunção (Universidade Estadual do Maranhão), Dilmar Miranda (Departamento de Filosofia – UFC), Ivã Carlos Lopes (USP), Leila Lehnen (University of New Mexico), Luis Tatit (USP) e Rinaldo de Fernandes (UFPb).

Durante todo o ano de 2008, o grupo se dedicou a estudar as fundações da Música Popular Brasileira em articulação com temas como identidade nacional, mestiçagem, pós-modernidade, globalização, hibridismo intercultural, etc. Nesse mesmo ano, foi criada também a homepage do grupo (www.grupodiscuta.ufc.br).

Os estudos de 2008 desembocaram na realização, em 2009, de 11 a 14 de agosto de 2009, com o apoio da Capes e da Funcap-CE, do I Colóquio Discurso e Práticas Culturais, que reuniu em Fortaleza personalidades intelectuais como Durval Muniz de Albuquerque Jr. (UFRN)  Carlos Sandroni (UFPe), Francisco Bosco (compositor e ensaísta), João Wanderley Geraldi (Unicamp), José Miguel Wisnik (USP), Kanavillil Rajagopalan (Unicamp), Nádea Regina Gaspar (UFU), Tania C. Clemente de Souza (Museu Nacional), dentre outros. Como resultado do I Dipracs foram publicados em 2010, no site do Grupo Discuta, os anais eletrônicos do evento e produzida uma série de 6 DVDs com todas as 18 palestras.

Mais recentemente (2011/2012), foi lançado o livro “Música Popular, Linguagem e Sociedade – analisando o discurso literomusical brasileiro”, que persegue o desafio de descrever, do ponto de vista discursivo, tendências e movimentos estéticos na Música Popular Brasileira do período que vai do final dos anos 1950 até o início dos anos 1990. Pretende também demonstrar que a prática literomusical brasileira adquiriu em nosso país um estatuto constituinte: um discurso que tem por projeto propor maneiras de pensar e viver em sociedade, dizendo-se ligado a fontes legitimantes a fim de servir de fundamento para os outros discursos, e fundar um panthéon de grandes nomes, modelos ao mesmo tempo para si e para a coletividade.

SOBRE O PROF. NELSON BARROS DA COSTA

Nelson Barros da Costa é Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde leciona Análise do Discurso e orienta dissertações e teses voltadas para a análise do discurso literomusical brasileiro. É doutor em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado na Universidade de Paris XII. Coordena, desde 2001, o Grupo Discuta (grupo de pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais). Publicou os livros “Práticas Discursivas: exercícios analíticos” (Editora Pontes, Campinas, 2005), “O Charme dessa Nação – música popular, discurso e sociedade brasileira” (Expressão Gráfica e Editora, Fortaleza, 2007) e “Música Popular, Linguagem e Sociedade – analisando o discurso literomusical brasileiro” (Editora Appris, Curitiba, 2012).

Auditório Félix Guanabarino (Adolfo Caminha) | Mezanino 2 |
16.11.2012 (Sexta-Feira)
|18h00 – 19h00| Seminário e lançamento de livro |
As linguagens da música popular: propostas de análisePalestra de abertura dos Grupos DISCUTA E SEMIOCE|